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Publicação de artigos em periódicos
ARTIGO |
Livros ou capítulos de livros e tradução especializada
FRANÇA, A. I.; FERRARI, L.V.; MAIA, M. A Linguística no século XXI: Convergências e divergências no estudo da linguagem. São Paulo: Contexto, 2016, v.1. p.260.
A Linguística no Século XXI: Convergências e Divergências no estudo da linguagem, publicado pela Contexto em 2016, é um livro com um formato inovador que busca resgatar interlocução produtiva de várias áreas da linguística que geralmente não conversam. Apresenta um conjunto de conhecimentos disponíveis na área, com o objetivo de situar o leitor quanto às questões mais relevantes do debate interdisciplinar sobre a cognição de linguagem no homem, ressaltando os pontos consensuais entre as abordagens teóricas disponíveis e também corajosamente apontando as divergências entre elas, de forma clara e didática. Nesse sentido, foram selecionados três temas mais formadores de convergência para compor a Parte I. Em seguida, na Parte II, três dicotomias que ressaltam as divergências são expostas em detalhes. Cada um dos seis capítulos tem um texto principal, nos quais ideias fundamentais são expostas de modo panorâmico. Em seguida, dois textos de apoio aprofundam as ideias do texto principal. Ao final de cada capítulo, alguns projetos oferecem temas práticos a serem desenvolvidos pelos leitores.
A obra é fruto do encontro de três professores de Linguística que, apesar de não comungarem exatamente dos mesmos recortes teóricos se ressentem em sua prática da necessidade de explicitação das convergências e das divergências teóricas, não só em prol de uma melhor formação dos alunos e leitores, mas também em prol do avanço da pesquisa linguística. |
Ficha técnica:
ISBN: 978-65-5541-122-5 Formato: 16x23 cm Páginas: 272 Ano:2022 |
FRANÇA, A. I. (Org.) Linguística para Fonoaudiologia: Interdisciplinaridade aplicada. 1. ed. São Paulo: Contexto Universitário, v. 1. 272p. 2022.
Linguística para fonoaudiologia explica como o conhecimento de Linguística e a pesquisa nesse domínio são indispensáveis para informar e orientar os profissionais, estudiosos e pesquisadores de Fonoaudiologia, assim como os terapeutas em todas as áreas das ciências cognitivas.Os autores constroem um panorama didático atual e instigante para uma compreensão verdadeiramente aplicada dos conceitos dos principais níveis e temas linguísticos: Sintaxe, Variação, Fonética, Fonologia, Psicolinguística, Neurociência da Linguagem, Pragmática, Linguagem e Surdez, Linguagem e Afasia.
A argumentação teórica é apresentada por linguistas que ensinam nos cursos de Fonoaudiologia e conhecem a necessidade prática dos leitores. E cada ponto teórico é ilustrado por estudos de casos apresentados por um fonoaudiólogo, coautor de cada capítulo. Essa abordagem integrada de linguistas e fonoaudiólogos é enriquecida com referências ao estado da arte dos recursos clínicos. |
FRANÇA, A. I. O Problema de Broca In: Chomsky: A Reinvenção da Linguistica.1 ed. São Paulo: Contexto, v.1, p. 175-197, 2019.
Chomsky: a reinvenção da Linguística, um lançamento da Contexto em 2019, é seguramente um dos melhores livros publicados no Brasil sobre esse grande linguista. A obra reúne professores e pesquisadores, de diversas universidades de diferentes estados brasileiros, que apresentam a origem, a evolução e os rumos do pensamento científico de um dos maiores linguistas de todos os tempos: Avram Noam Chomsky. Com este livro, o leitor compreenderá o poder do paradigma chomskyano nos estudos da linguagem que reinventou a Linguística no início da segunda metade do século XX, inaugurando uma agenda de pesquisa que se manteve fecunda ao longo dos anos e que ainda hoje permanece em plena atividade e vitalidade. "Os esclarecedores capítulos reunidos aqui analisam e investigam questões fundamentais que orientaram a investigação da gramática gerativa desde a metade do século XX.” - Noam Chomsky.
O artigo O PROBLEMA DE BROCA (p. 175), de autoria de Aniela Improta França (UFRJ), explora ângulos pouco visualizados do assunto da localização do sítio da linguagem no cérebro. É um texto importante porque refaz cuidadosamente as ligações entre Gramática Gerativa e Noam Chomsky e a neurociência da linguagem de Broca à Poeppel e Hicock. |
FRANÇA, A. I.; GOMES, J.; Soto, M.; MANHAES, A. G. Cérebro e leitura: Educação, neurociência e o novo aluno na era do conhecimento In: Psicolinguística e Educação.1 ed. São Paulo: Mercado das Letras, v.1, p. 221-250, 2018.
Apresentando e discutindo questões teóricas relevantes, revisando pesquisas, reportando experimentos psicolinguísticos e neurocientíficos, Psicolinguística e Educação, livro que saiu publicado pelo Mercado das Letras em 2018, organizado pelo Professor Marcus Maia (UFRJ) pretende alcançar não só alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Linguística, Letras, Comunicação, Pedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia, entre outros, mas também e, principalmente, docentes em formação ou já atuando nos níveis fundamental e médio no Brasil, oferecendo-lhes, em linguagem clara e objetiva, ideias inovadoras, com potencial para contribuir de modo significativo com o desafio de melhorar as competências linguísticas de seus alunos nas escolas.
Encerrando o volume, está o capítulo Cérebro e leitura: Educação, Neurociência e o novo aluno na Era do Conhecimento, de autoria de Aniela Improta França, Aleria Lage, Juliana Novo Gomes, Marije Soto e Aline Gesualdi-Manhães. O capítulo avalia, inicialmente, a situação dramática da educação brasileira, como o fazem vários autores de capítulos no presente volume. Analisando os aspectos nefastos do que, seguindo Darcy Ribeiro, denominam de “projeto educacional brasileiro”, as autoras apontam um caminho de superação através da Neurociência, capaz de reencontrar o novo aluno, na era digital. Tomando por base o experimento clássico de N400, as autoras projetaram, no âmbito do Laboratório LER da UFRJ, um teste através do qual investigaram se um grupo de alunos do Ensino Fundamental estava, de fato, lendo ou tentando deduzir ou adivinhar as palavras a partir de pistas contextuais. As autoras concluem que o teste de extração de potenciais bioelétricos relacionados ao evento da leitura se mostrou um ótimo indicador da discrepância entre a boa leitura e aquela que tem uma porção de dedução ou adivinhação, podendo vir a subsidiar mediações inovadoras, a fim de impactar o desenvolvimento pessoal do novo aluno na Era do Conhecimento. |
MAIA, M; FRANÇA, A.I.; LAGE, A.; GOMES, J.N.; SOTO, M.; MANHAES, A. G. The Processing of PP Embedding and Coordination in Karajá and in Portuguese. In: Recursion across Domains.1 ed. Cambridge: Cambridge University Press, p. 334-355, 2018.
Recursion Across Domains, 2018, Cambridge University Press
In Session 6, Recursion in the PP Domain, Maia, França, Gesualdi-Manhães, Lage, Oliveira, Soto, and Gomes present results of psycholinguistic picture-matching tests and electrophysiological experiments run with Karaja and Brazilian Portuguese (BP) subjects. The sharp article The processing of PP embedding and coordination in Karajá and in Portuguese indicates that recursive PP constructions were more difficult to process than coordinated PP constructions across all languages tested. However, the on-line electrophysiological test suggested that once participants were engaged in the recursive algorithm, subsequent embeddings seemed to be facilitated. In PP embedding, it more salient ERP component was found dooms after the first PP, probably connected in the' recursion condition with integration efforts. In contrast, the Ndoo in coordination was less salient. Crucially, in comparison with the first embedded PP, the next embedded PP shows shorter latencies in all the relevant regions of interest, demonstrating that the processing of the PPs seems to be facilitated after one enters the recursive mode. Based on these results, the authors conclude that recursion can be viewed as the result of an algorithm that is costly to launch, but once established, does not pose increasing effort for the system. This study, together with the others in this part of the book, therefore establishes the existence of a 'coordination default' encountered across production, processing, and acquisition in the case of multiple PPs, but one that can nonetheless be overridden. |
FRANÇA, A. I. Neurociência da Linguagem In: Psicolinguística, psicolinguísticas. Marcus Maia (Org). 2 ed. São Paulo: Contexto, p. 171-188, 2015.
Os estudos psicolinguísticos vêm contribuindo decisivamente para entendermos como funciona a linguagem humana. Neste livro, o leitor terá contato com os múltiplos caminhos que esses estudos podem seguir. Os capítulos que compõem a obra foram escritos por psicolinguistas atuantes nas diferentes especialidades e apresentam de forma direta e clara suas principais questões e métodos, sem perder, no entanto, o foco unificador – a Psicolinguística, a ciência da cognição da linguagem. Voltado especialmente para estudantes universitários da área de Linguística, este livro aponta os primeiros passos para aqueles que desejam percorrer algum (ou alguns) desses caminhos.
A contribuição de Aniela Improta França, que iniciou a área de Neurociência da Linguagem no Brasil no início dos anos 2000, está no capítulo 12. França apresenta uma revisão geral já bem sedimentada acerca dos estudos da Neurociência da Linguagem, enquanto estudo da cognição da linguagem como Neurociência. Nesse sentido, é uma ciência nova, que traz como proposta um nível de complexidade de pesquisa ainda a ser descoberto. Isso porque a neurociência da linguagem, ao olhar para a fisiologia cerebral, possibilita novidades para a pesquisa linguística. França apresenta também dados históricos fundamentais sobre essa nova neurociência e que nos permite contrastar essa ciência com a Neurolinguística e também com a Programação Neurolinguística (PNL) França apresenta ainda como são realizados os experimentos de linguagem e como estudar os fenômenos. Para isso, ela aborda e explica algumas das técnicas, como ERPs, EEPG e fMRI. Como grandes linhas de investigação, França destaca a verificação do curso temporal do processamento, oposições entre Modelos Seriais e Modelos Conexionista e estudos envolvendo a aquisição da linguagem. Aniela Franca on ResearchGate |
Tipo |
Obra |
Organização de livro |
FRANÇA, A. I.; MAIA, M. (Org.) Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. Rio de Janeiro: Imprinta, p.457, 2010. |
Capítulo de livro |
FRANÇA, A. I. O que é afasia? In: OTHERO, G. A. & FLORES, V. N. (Orgs.). O que sabemos sobre a linguagem. São Paulo: Editora Parábola. v.1, p.16-21, (no prelo). |
Capítulo de livro |
FRANÇA, A. I. O que é afasia? In: OTHERO, G. A. & FLORES, V. N. (Orgs.). O que sabemos sobre a linguagem. São Paulo: Editora Parábola. v.1, p.16-21, (no prelo). |
Capítulo de livro |
FRANÇA, A. I. SILVANO, E.; MARTINS, S. A. Neurociência da Linguagem In: FRANÇA, A. I. (Org.) Linguística para Fonoaudiologia: Interdisciplinaridade aplicada. São Paulo: Contexto Universitário, v.1, p.160-186, 2022. |
Capítulo de livro |
SOUZA, C. R.; LAGE, A. C; FRANÇA, A. I. Avaliação da competência leitora no ensino Fundamental através de Leitura Automonitorada In: Psicolinguística e metacognição na Escola.1 ed. Campinas: Mercado de Letras, v.1, p. 203-238, 2019. |
Capítulo de livro |
SACRAMENTO, L.C.G.; MANHAES, A. G.; GOMES, J.N.; FRANCA, A. I. Otimização dos Filtros Utilizados em ERPs Linguísticos In: Engenharia Industrial em foco: Pesquisa Básica, Aplicada e Desenvolvimentos.1 ed. Rio de Janeiro: Publit, v.1, p. 169-199, 2017. |
Capítulo de livro |
FRANÇA, A. I. Reflexões sobre a modularidade em Broca e em Wernicke e suas consequências para a Faculdade de Linguagem do homem e para os sistemas de comunicação de outras espécies In: Linguagem e Cognição, Augusto Buchweitz, Mailce Borges Mota (Org), Ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, v.1, p. 11-36, 2015. |
Capítulo de livro |
SAMPAIO, T. O. M.; FRANÇA, A. I.; MAIA, M. Does Time Perception Influence Language Processing? Self-Paced In: Ways to Protolanguage 3.2 ed.: WYDAWNICTWO WYŻ SZEJ SZKOŁ Varsóvia, Polônia, v.2, p. 139-156, 2014. |
Capítulo de livro |
FRANÇA, A. I.; COSTA, M. U. C. L. M.; GARCIA, D. C. Neurociência, alfabetização e mestrado profissional: uma perspectiva para a educação dos brasileiros In: Olhares transversais em Pesquisa, Tecnologia e Inovação.1 ed: Tempo Brasileiro, v.1, p. 13-40, 2012. |
Capítulo de livro |
COSTA, M. U. C. L. M.; FRANCA, A. I. Second order Theory of Mind: recursion and complex inferences In: Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. FRANCA, A. I.; MAIA, M. (Org.) Imprinta, Rio de Janeiro: v.1, p. 124-135, 2010. |
Capítulo de livro |
SAMPAIO, T. O. M.; FRANÇA, A. I. Syntactic-Semantic Interface: A new look to Aspectual Coercion In: Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. FRANCA, A. I.; MAIA, M. FRANCA, A. I.; MAIA, M. (Org.) Imprinta, Rio de Janeiro: v.1, p. 453-457, 2010. |
Capítulo de livro |
GARCIA, D. C.; MAIA, M; FRANÇA, A. I. The time course of word recognition: evidence from Brazilian Portuguese In: Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. FRANCA, A. I.; MAIA, M. (Org.) Imprinta, Rio de Janeiro: v.1, p. 260-270, 2010. |
Capítulo de livro |
FRANÇA, A. I. Introduction to Neurolinguistics In: TEP (Textos em Psicolinguística) [CD-ROM] ed.Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas (EDUCAT, v.1, p. 1-52), 2006. |
Tradução especializada |
GALLEGO, A; NOAM CHOMSKY, N. Tradução de Aniela Improta França, A; Marcus Maia: A Faculdade da Linguagem Um objeto biológico, uma janela para a mente e uma ponte entre disciplinas de Revista LinguíStica, v. 16, n Esp.a39404_Edição Especial Comemorativa, p52-84, 2020. |