Graduate Linguistics Program - Federal University of Rio de Janeiro
ACESIN Lab - UFRJ
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​Prática de Análise de Dados Linguísticos - LEF 702


Ementa

Módulo 2: Métodos e práticas de análise de psico e neurolinguística, tendo como foco dados de aquisição de linguagem​. Estudos de pesquisas comportamentais e  neurofisiológicas demonstram que a exposição à linguagem no primeiro ano de vida influencia o circuito neural do cérebro antes mesmo de os bebês falarem suas primeiras palavras. Assim, na última década houve uma explosão em pesquisas não invasivas em aquisição de linguagem, tanto comportamentais quanto  pesquisas em neurociência, examinando o processamento precoce do desenvolvimento linguístico de bebês e crianças. Mas como interpretar todos os dados dessas pesquisas? Esse módulo quer se debruçar sobre esse ponto.  Observaremos dados comportamentais (taxa de erro x acerto,  sacadas e fixações oculares, escolha de estímulos etc) além de dados eletrofisiológicos e hemodinâmicos, e pensaremos sobre como podemos interpretar esses dados para lançar luz sobre as grandes questões da aquisição. 

Aula 1  -  24/08/2020

  • Texto que os alunos devem trazer lido para essa aula: Andrade, I. R.; França, A.I.; Sampaio, T.O.M Dinâmicas da interação nature-nurture: do imprinting à reciclagem neuronal. ReVel, v.16 #31, 2018.
  • Estudo dirigido para o Andrade et al 2018.
  • Texto que será apresentado e discutido na aula: DEHAENE-LAMBERTZ, G.; HERTZ-PANNIER, L.; DUBOIS, J.; MÉRIAUX, S.; ROCHE, A.; SIGMAN, M.; DEHAENE, S. Functional organization of perisylvian activation during presentation of sentences in preverbal infants. PNAS September 19, vol. 103, no. 38, 2006, P. 14240–14245   slides 
  • vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=_aCCsRCw78g
  • vídeo  2 https://www.youtube.com/watch?v=xB7rXw_3gVY
  • vídeo 3 https://www.youtube.com/watch?v=LvOUUzR5QkI
  • vídeo ​ 4 https://www.youtube.com/watch?v=kMKc8nfPATI
  • vídeo 5 https://www.youtube.com/watch?v=37oZD5kvemA
  • Video 6 https://www.youtube.com/watch?v=6CJWo5TDHLE
  • vídeo 7 https://www.youtube.com/watch?v=lBqShvm4QRA
  • vídeo 8  https://www.youtube.com/watch?v=DwVfCjbIJQI
  • vídeo 9 https://www.youtube.com/watch?v=3oef68YabD0
  • Vídeo 10  https://www.youtube.com/watch?v=6CJWo5TDHLE

Aula 2 - 31/08/2020

  • Texto que os alunos devem trazer lido para essa aula: Kutas, Marta and Kara D. Federmeier. “Thirty years and counting: finding meaning in the N400 component of the ERP. Annual review of psychology 62 (2011): 621-47 .
  • ​Estudo Dirigido para o Thirty years and counting.
  • Gabarito do Estudo Dirigido
  • 30_years_and_counting_gabarito.pdfTexto Marcado para o Estudo Dirigido
  • ​Texto que será apresentado e discutido na aula: FRIEDRICH M.; FRIEDERICI, A.D.​ Early N400 development and later language acquisition. ​ Psychophysiology, 43 2006,  p. 1–12. 16629680 DOI: 10.1111/j.1469-8986.2006.00381.​

Aula 4 - 28/09/2020 - Preparação para a prova

  • Gabarito do exercício
  • Instruções para a prova gravadas de uma reunião zoom​​

Aula 3 -14/09/2020

  • Texto que os alunos devem trazer lido para essa aula: Capítulo 5 do livro The Infinite Gift de Charles Yang
  • Estudo dirigido do Yang ​
  • Gabarito do Yang
  • ​Texto que será apresentado e discutido na aula: SHI, R. LEPAGE, M. ​The effect of functional morphemes on word segmentation in preverbal infants  Journal of Develpmental Science V11, Issue3 May 2008
    Pages 407-413.





Material extra para referência ​em metodologia de imagem

  • Vídeo gravado pela Marije sobre fMRI https://youtu.be/q_4xY8dLgbY
  • Neuroimagem https://www.youtube.com/watch?v=N2apCx1rlIQ
  • Vídeo youtube sobre fMRI https://www.youtube.com/watch?v=5Yj3nGv0kn8
  • Outro Vídeo youtube sobre fMRI https://www.youtube.com/watch?v=rJjHjnzmvDI​

Material extra para aquisição de linguagem​

  • Mapping the unconscious maintenance of a lost first language
    Lara J. Pierce et al., PNAS Proc Natl Acad Sci U S A, 2014