Graduate Linguistics Program - Federal University of Rio de Janeiro
ACESIN Lab - UFRJ
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GRADUAÇÃO:   LEF 141 - FUNDAMENTOS  DA  LINGUÍSTICA (2021_1)
​Ficha de chamada

Link de avaliação do curso 

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​EMENTA
Conceito de linguística. Linguagem e língua. Breve história da linguística. Principais correntes da Linguística. Relação entre a Linguística e outras áreas. Aquisição da linguagem e habilidades cognitivas gerais.

PROGRAMA
1. Linguagem e língua; 2. A linguagem e os outros sistemas de comunicação; 3. Razões para se estudar a linguagem; 4. A linguística como ciência; 5. Ramos da linguística; 6. As funções da linguagem; 7. As dicotomias saussurianas; 8. O estruturalismo de Saussure, 10. A gramática gerativa; 11. Abordagens funcionalistas em linguagem; 12. Abordagens cognitivas em linguagem; 13. Aquisição da linguagem

​AVALIAÇÃO DISCENTE DO CURSO
Esse curso foi avaliado de forma cega no dia 23 de setembro de 2021. Veja o resultado compilado.

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MÓDULO 1: SAUSSURE



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Nesse módulo vimos os pontos 1, 2, 3, 4, 7, 8 e parte do 13 do Programa Oficial aprovado pela Faculdade de Letras.
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​JULHO
​27 Arbitrariedade X Iconicidade
  • vídeo saussure super redux​​
29
  • Exercício vivencial baseado no Experimento descrito em Ramachandran 2001
  • ​relatório do exercício vivencial​
AGOSTO
​3
  • Debate sobre Andrade et al 2019 com Isadora em pessoa
  • Perguntaram sobre a origem da linguagem: Vejam esse vídeo com o cientista Vitor Nóbrega. Vale a pena!
5
  • ​Resultado do poll sobre iconicidade motivado pelo powerpoint do ET
  • Interpretação dos alunos sobre a pesquisa da Isadora. 
  • artigo Andrade_Machado_França
  • powerpoint Isadora
  • powerpoint ET
  1. 10
  • ​powerpoint​ ​
  • Capítulo 1 do Livro Linguística no século XXI
         Para ser apresentado no dia 17

12
Vídeo da Profa Cristina Altman (USP) 
​Marcos do vídeo sobre os quais formularemos perguntas
1. 0:44
​4. 2:29
​7. 3:11
​10. 4:01
13. 4:39
2.1:21
​5. 2:46
​8. 3:40
11. 4:08
​14. 4:47
3. 2:17
​6. 3:00
9. 3:47
​12. 4:19
​15. 4:59

​17 Apresentações dos alunos sobre Capítulo 1 do Livro Linguística no Século XXI                                            
Grupo 6 - ppt
Caroline S. Souza
Eduardo F. Laranja
Jacyra de Senna
Kainan  Chami
Micaella Santos
Rebeca Oliveira  
Sandra  Cunha
Thamires da Silva
Grupo 1 - ppt
Aline  dos Santos
Amanda Bittencourt
Carolina Machado
João Vitor da Silva
Lívia Pereira da Silva
​Rodrigo Chaves
Sabrina de Souza
Yan Mathias Venezia

​19  - Apresentações dos alunos sobre Capítulo 1  (cont)                                           
​Grupo 2 - ppt
Daniel Rosa de Faria        
Joice Paiva
Julia Damit Costa
Letícia Maria  Souza
Luis Osete Carvalho
Mariana Gomes
Nathalia dos Santos
Regina Cassia
Grupo 3 ppt
​
Kaio Veiga de Castro
Laura da Luz
Luana de Almeida
Maria Luísa  Santos
Mariana Diniz
Monique de Souza
Raquel  Bastos
Isabella Longue​ ​
  • ​artigo de Andrew Nevins ​
​26 - Vídeo da Profa Cristina Altman (USP) 
  • Dividimos a sala em 6 grupos e cada um designou  que perguntas sobre o vídeo da Cristina Altman ficariam com que participante. Agora, até o dia 31, essas perguntas devem ser formuladas e respondidas. Cada grupo deve trazer esse trabalho completo, com as 15 perguntas e respostas para a aula de 31 de agosto, 
  • Tivemos também  as apresentações dos alunos dos grupos 4 e 5 sobre Capítulo 1  (final) e uma revisão geral do Jerson       
Grupo 4
Ana Clara Morais
Beatriz de Lima
João Pedro Pereira
Paola Gomes
Renata  Barreto
Tuany Rodrigues
Verônica  Silva 
​Raiane de Souza
Grupo 5 - ppt
Carlos E. dos Santos
Eric Flemming Ermel
Guilherme  Santos
Laura da Luz
Luisa Helena Souza
Vítor Melo Medeiros
Victor Luiz Pereira
M. Eduarda Silva
​

31 - Revisão das 15 perguntas  e  respostas no vídeo Cristina  Altman
​
Grupo 1
Carlos Peçanha
Daniela Rosa
Guilherme Henrique
João Vitor Sampaio
Lívia
Paola Barros
Raquel Bastos
Grupo 2
Jerson Neto
Joice Paiva
Kaio Veiga
Luis Osete
Luisa Helena
Rodrigo
​Victor
Grupo 3
Ana Clara Reimão
Jacyra Brandão
Laura Mury
Laura Pinheiro
Maria luisa Braga
Sabrina
Veronica Oliveira

Grupo 4
Aline Ferreira
Eduardo Felipe
João Pedro
Kainan Chami
Nathalia Alvarenga
Rebeca Azedias
Tuany Rodrigues
​

Grupo 5
Beatriz Lima
Caroline Santana Souza
Mariana Gomes
Micaela de Souza Santos
Sandra Regina  da Cunha
Vitor Medeiros
​Yan Venezia

Grupo 6
Carolina Machado
Eric Flemming
Luana de Almeida
Mariana Reis
Regina Assumpção
​Renata Barreto
​Verônica Oliveira
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SETEMBRO
2 - professora com COVID
7​ de Setembro

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​9 - preparação do Texto Final  para gravação: Vídeo Coletivo
14 - gravação do Vídeo Coletivo sobre Saussure

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O nosso vídeo foi gravado com os participantes remotos nesses tempos de pandemia. Então não se espantem se  vocês virem alguns fantasminhas. É que o cenário de sala de aula do Zoom apresenta alguns problemas técnicos e não se adapta de forma equânime às diferentes soluções tecnológicas dos alunos. Este são tempos em que a abstração é uma sábia solução. Divirtam-se!

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​MÓDULO 2: HIPÓTESE SAPIR-WHORF
Nesse módulo vimos os pontos 4,5 e parte do 13 do Programa Oficial aprovado pela Faculdade de Letras.
​​16 -  Transdução do input: de analógico a digital - ppt
  • Exemplo usado na aula: ​Discriminação transitória entre /l/  e /r/ em bebês japoneses
  • Discrimination of English /r-l/ and /w-y/ by Japanese infants at 6-12 months: Language-specific developmental changes in speech perception abilities (Os bebês japoneses discriminam contrastes importantes para o inglês, como  /l/  e /r/,  quando eles nascem?  Sim!  Quando os contrastes diminuem durante o primeiro ano de vida? Descobriu-se que aos 10 meses de bebês japoneses não são mais capazes de discriminar o /l/  e /r/ inglês, embora eles pudessem discriminar o contraste até os 7 meses. Este achado apóia a proposição de que um declínio no desenvolvimento da discriminação de não-nativos ocorre na segunda metade do primeiro ano de vida, o que também apoia outros achados de que há um declínio no desenvolvimento de contrastes não-nativos concomitante ao desenvolvimento e acuidade dos contrastes nativos​.) 
21 -  Piatelli- Palmarini - aprendizagem pela desaprendizagem
         Vídeo plasticidade transmodal 
​
23 -   Exercício Sapir Whorf

28 -  
Para a próxima aula :  Artigo 1 Sapir Whorf
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                                        Vídeo Enchendo Linguística: Sapir Whorf
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                                        Vídeo Enchendo Linguística:  Especificidade lexical
​                                        Video 2 Sapir Whorf
30- Pirahã PPT - presente da Profa.  Cilene Rodrigues (PUC-Rio) à turma!
​
OUTUBRO  
5 - Teste 1
Sobre a posição do Chomsky em buscar comprovação na biolinguística: dissertação de mestrado (França, 1994)
sobre a recursividade na prosódia (Gomes et al 2017)
Teste sobre os módulos 1 e 2 
Resultado da turma no Teste 1. 
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​MÓDULO 3:  ABORDAGENS DA LINGUÍSTICA
Nesse módulo vimos os pontos 5, 6 10, 11, 12, e parte do 13 do Programa Oficial aprovado pela Faculdade de Letras.
​

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7     Sociolinguística 
  • ​Exercício
  • ​​Livro Linguística no Sec XXI - pags 32-37
  • ​Sociolinguística
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​14  Funcionalismo / Cognitivismo
  • ​​​Livro Linguística no Sec XXI - pags 168-176
  • PPT Funcionalismo


19   Gerativismo / Aquisição de linguagem 
  • Livro Linguística no Sec XX  pag 197- 211
  • ​PPT
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21   Aula de Revisão
​        Derivação comentada da sentença Vera comprou um carro. 
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        Revisão
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​26  Teste 2

​Resultados Compilados da Turma nos Testes 1, 2 e na média

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