Graduate Linguistics Program - Federal University of Rio de Janeiro
ACESIN Lab - UFRJ
  • Home
  • People
    • Alumni
  • Research
  • Publications
  • Courses
    • ERP Workshop 2002
    • LEF 141 - Fundamentos da Linguística
    • Biologia da Linguagem (LEF 878 e LEF 771)
    • LEF 771 e LEF 877
    • LEF 773 e LEF 873
    • Blog
  • MEETINGS '22
    • 2021
    • 2020
  • VIDEOTECA A
  • Diffusion
GRADUAÇÃO:   LEF 141 - FUNDAMENTOS  DA  LINGUÍSTICA (2021_1)
Novo Link do Meet para o curso
​Ficha de chamada
Picture
​EMENTA
Conceito de linguística. Linguagem e língua. Breve história da linguística. Principais correntes da Linguística. Relação entre a Linguística e outras áreas. Aquisição da linguagem e habilidades cognitivas gerais.

PROGRAMA
1. Linguagem e língua; 2. A linguagem e os outros sistemas de comunicação; 3. Razões para se estudar a linguagem; 4. A linguística como ciência; 5. Ramos da linguística; 6. As funções da linguagem; 7. As dicotomias saussurianas; 8. O estruturalismo de Saussure, 10. A gramática gerativa; 11. Abordagens funcionalistas em linguagem; 12. Abordagens cognitivas em linguagem; 13. Aquisição da linguagem

AVALIAÇÃO DISCENTE
Esta disciplina foi avaliada anonimamente  por 45 alunos em 25/01/2022, no sistema Google forms com conteúdo não editável. Veja os gráficos compilados desta avaliação. 

MÓDULO 1: SAUSSURE
Picture
Picture
Picture
​Novembro
​23 Arbitrariedade X Iconicidade
25 Aula Assincrona.
(i) Primeiro vocês vão assistir o vídeo ET: que traz uma situação hipotética seguida do resultado da enquete e algumas palavras minhas resumindo nossos achados. Na enquete pudemos observar a iconicidade sendo implementada através da criatividafe e motivação e a arbitrariedade sendo usada para que o nome permaneça reforçando a os acordos entre os falantes. 
(ii) Peço que vocês leiam  esse artigo (Silvano et al 2018) sobre arbitrariedade e iconicidade nos surdos. Vamos começar a aula que vem fazendo um exercício sobre ele. 

30 [prazo para entrega dos vídeos com as entrevistas sobre o nome das coisas]
  • Breve comentários sobre os vídeos + instruções extras
  • Organização da continuação da atividade relativa ao "vídeo do porque" :
      1. No dia 2 Aniela entrega a edição das imagens
     2.  Um grupo de 6 alunos para escreverem o  argumento e            montarem o vídeo final: Julia, Mikaela, Julya, Felipe. Arthur e Leciane
  • Poll sobre iconicidade X Arbitrariedade . Vejos os resultados com comentários na aula assincrona de 2 de dezembro. 
  • Miro sobre o artigo Silvano et al 2018.Esse exercício foi muito difícil e será retomado na aula assincrona de 2 de Dezembro. 
Dezembro 
2    
Aula Assíncrona
   
  Resultado do poll de 30-11 comentado
      
Vídeo da Profa Cristina Altman (USP)  + Texto sobre dicotomias
​      Saussureanas
 + 
 perguntas Google docs    
       vídeo entregue pela Aniela sem o argumento para  grupo de 6 alunos

7     Miro do Realismo nominal  + apresentação do vídeo final 
9   
Aula Assíncrona
  • 1. Revisão
  • 2. Continuação da  atividade relativa ao "vídeo do porque" 

14  Prova do Módulo 1​
​16  
Aula Assincrona: Resultados e Feliz Natal!!!!
Neste Módulo aprendemos os pontos 1,2,3,4,7,8
​
MÓDULO 2:  HIPÓTESE SAPIR-WHORF
Picture
Janeiro
Janeiro (Continuação)
​

11 Relativismo Linguístico
  • vivência 
  • texto do blog sobre linguagem neutra​​
 13  Aula Assíncrona
​Artigo  Hipótese Sapir_Whorf
Vocês vão ler o artigo e depois vão no link abaixo responder ao questionário
​que deve ser  entregue até o dia 18/1 para nota.
  • Exercício​
18
  • Pirahã PPT - presente da Profa.  Cilene Rodrigues (PUC-Rio) ao Acesin!
20  Feriado

25
  • Avaliação anônima do curso
  • Correção do exercício sobre Sapir-Whorf
  • ​Fechamento Sapir- Whorf  - ​Consequências PPT​​
​27 Aula Assíncrona:  revisão para a prova do dia 1 de fevereiro 
Assista os dois vídeos e responda o questionário que é mais um preparatório para a prova do dia 1 de fevereiro. Esta preparação não contará como nota. 
  • ​​Vídeo Enchendo Linguística:  Especificidade lexical - Neve
  • ​Vídeo Enchendo Linguística: Sapir Whorf - experimento Kay de cores​ ​
​Fevereiro
8     Prova Módulo 2
​
MÓDULO 3:  ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS DA LINGUÍSTICA​
Gerativismo
Picture
Sociolinguística Variacionista
Picture
10 Aula Assíncrona: Fim do Estruturalismo / Início da Revolução Cognitivista  
  • Livro Linguística no Sec XXI - pags 33-47 - Leiam sobre a Sociolinguística Variacionista de William Labov e sobre a Revolução Cognitivista muito fomentada por Noam Chomsky na metade do sec XX.​
11ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ
Devido à pandemia de COVID-19, a SIAc acontecerá em formato virtual
14 A 18 DE FEVEREIRO DE 2022
22. Gerativismo 
​
24  Aula Assíncrona 
  • ​Livro Linguística no Sec XXI - pags 32-37
  • Revisãozona​: Do estruturalismo ao gerativismo ​
Março​
1 e 3   Carnaval ​​

8  Sociolinguística
  • ​Sociolinguística
10. Aula Assíncrona
  • ​Exercício
  • ​​Livro Linguística no Sec XXI - pags 32-3​​
15  Prova Módulo 3
4 Apresentação do vídeo  O nome das Coisas     
  • Transdução do input   ppt
6 Aula Assincrona
​Dois trabalhos  - Escolhe 1 e entrega até o dia 11/1 para nota
  • Escrever uma introdução para o vídeo do nome das coisas
  • Escrever um comentário em cada slide sobre Transdução do input.
    ​Obs: ambos o vídeo e o ppt estão na aula de 4/1, acima.