Graduate Linguistics Program - Federal University of Rio de Janeiro
ACESIN Lab - UFRJ
  • Home
  • People
    • Alumni
  • Research
  • Publications
  • Courses
    • ERP Workshop 2002
    • LEF 141 - Fundamentos da Linguística
    • Biologia da Linguagem (LEF 878 e LEF 771)
    • LEF 771 e LEF 877
    • LEF 773 e LEF 873
    • Blog
  • MEETINGS '22
    • 2021
    • 2020
  • VIDEOTECA A
  • Diffusion

ACESIN MEETINGS 2021                                                                                                                   MEETINGS 2020

​​MARÇO Assembléia de Organização
31 - Reunião por Zoom (ata)​
​MAIO - Tema: Predição
Líder:  Emily Silvano
EQUIPE: Emily, Kate, Adryane
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 
28 de julho
​12
  • Apresentação do tema - Emily e Kate
  • huettig_2015
  • Vídeo encontro de 12 de Maio
​26
  • Resenha:  Isadora  (10min.)
  • Apresentação Adryanne e Bernardo
  • Gambi et al, 2018 
  • Vídeo encontro de 26 de maio
02/06 
  • Resenha: Felipe
  • Mantegna et al 2019
  • Vídeo encontro de 2 de junho
09/06 
  • Resenha: Júlia
  • sugestão de leitura extra do mês: Pickering et al 2018
Apresentação de vídeos-palestras sobre predição.
https://beckman.illinois.edu/about/news/article/2015/11/23/0e68c59d-f3dc-4db4-a2cb-0e57d1b62f47
https://youtu.be/WLzZdbjvxvM?t=180
​Vídeo do Encontro de 9 de junho
​
JUNHO - Tema: ​ Bootstrapping 
​Líder:  Mayara
16 
  • Resenha: Anabela
  • Análise do texto: Höhle, B. Bootstrapping mechanisms in first-language acquisition, v. 47, n. 2, p. 359-382, 2009. (Olívia)
  • Vídeo do encontro de 16 de junho
23
  • Resenha da semana anterior - Jéssica
  • Texto: Fisher, C., Gertner, Y., Scott, R. M., Yuan, S. Syntactic bootstrapping. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, v. 1, n. 2, 143-149, 2010. (Emily)
  • Vídeo encontro de 23 de junho
30
  • Resenha da semana anterior (10min.) Leo
  • Texto: Gutman, A., Dautriche, I., Crabbé, B., Christophe, A. Bootstrapping the syntactic bootstrapper: Probabilistic labeling of prosodic phrases. Language Acquisition, v. 22, n. 3, p. 285-309, 2015. (Isadora)
  • Texto: Abend, O., Kwiatkowski, T., Smith, N.J., Goldwater, S. Steedman, M., Bootstrapping language acquisition. Cognition, 164, p. 116-143, 2017 (Mayara)

​JULHO - Tema: Teoria da Mente e interfaces                            
​
Líder:  Kate
​07    
  • Apresentação geral de ToM – (Westra & Carruthers, 2018 - Theory of Mind) - Kate
  • vídeo do encontro
  • Vídeo Experimento Southgate
  • Paper Southgate
​  14 
  • ToM em interface com games – (Zhang, Hedden & Chia, 2012 – Perspective-talking and depth of theory-of-mind reasoning in sequential-move games) - Mayara
  • Video Encontro 14 de junho
 21 
  • Cuccio_ On Negation_What do we need to “say no”?  - Josi e Milene
  • Vídeo encontro 22 de julho
 28
  • ToM em interface com distúrbios de desenvolvimento: o caso dos autistas – (Whyte, Nelson & Scherf, 2014 - Idiom, Syntax, and Advanced Theory of Mind Abilities in Children With Autism Spectrum Disorders) -  Jéssica
  • Vídeo do Encontro de 28 de julho
  • Dissertação Fernanda Marques sobre expressões idiomáticas em indivíduos com TEA
  • Tese Fernanda Marques sobre expressões idiomáticas em indivíduos com TEA
AGOSTO
Tema: Bilinguismo    Líder: 
Victor Ramos
EQUIPE: Victor Ramos, Stefanie Martin, Olívia Bogo e Renata Vitória
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 27 de outubro de 2021
04
  • Resenha:  Julia
  • ​CLAHSEN, H.; FELSER, C. How native-like is non-native language processing? Trends in Cognitive Science. V. 10, nº 12, 2006, pp. 564 - 570 Elizabeth e Anabella.
  • ​Encontro 4 de agosto
11
  • Resenha: 
  • Apresentação (40min.)
ULLMAN, Michael T., The declarative/Procedural Model: A Neurobiologically Motivated Theory of First and Second Language. In: VANPATTEN, Bill & WILLIAMS, Jessica., Theories in Second Language Acquisition. Second Edition, New York : Routledge, 2020, pp. 135 - 158.
  • ​Encontro 11 de agosto
18
  • Resenha:  (10min.) (alguém do grupo do felipe)
  • Apresentação comentada de vídeo de uma conferência do Prof. Dr. Ricardo Augusto de Souza (UFMG)
  • Douglas Fir Group, A Transdisciplinary Framework for SLA in a  Multilingual World e  Werker JF, Hensch TK. Critical periods in speech perception: new directions. Annu Rev Psychol. 2015 Jan 3;66:173-96. 
  • Encontro de 18 de agosto​
25
  • Resenha (10min.) (Victor) 
  • Painel dos estudos conduzidos no mês (20min.) - resumo das atividades e leituras
  • Apresentação do paper do grupo de Boostrapping (Mayara de Sá) - não apresentado
  • Encontro de 25 de agosto 
    ​ 


​
SETEMBRO - Tema Apraxia da fala infantil
​Lider: Renata Vitoria

01
  • Resenha:  Marleny
  • Abertura do mês – Renata ( overview - slides sobre vocabulário a respeito do assunto) – 40 minutos.
  • Disfluência e narratividade: a importância do olhar prosódico sobre a aquisição da linguagem (resenha sobre uma fala de Ester Scarpa) - Stefanie
  • Encontro de 1 de setembro
08
  • Resenha: Emily
  • Apresentação (40min.)
  • A Diagnostic Marker to Discriminate Childhood Apraxia of Speech From Speech Delay: I. Development and Description of the Pause Marker - Jessica
  • Encontro de 8 de setembro
15
  • Resenha:  Jessica
  • A Treatment for Dysprosody in Childhood Apraxia of Speech – Olívia e Victor
  • QUIZZ
  • Encontro de 15 de setembro
22
  • Painel dos estudos conduzidos no mês (20-30min.) - resumo das atividades e leituras - Renata
  • Elisabete Giusti
29
  • Neurophysiology of Speech Differences in Childhood Apraxia of
    Speech
  • Grupo do Victor 

​OUTUBRO 
​
Tema: Sistemas de memória
Líder - Olívia Fernandes Bogo
Prazo para a apresentação do paper: 8.12.21
Tema: sistemas de memória

06/10/2021
Resenha da semana anterior (10min).
Análise de texto (40min).
Apresentador: Leonardo Cabral.
Referência: Purves, D.; Augustine, G.J.; Fitzpatrick, D.; Hall, W.C.; LaMantia, A.-S.; McNamara, J.O.; White, L.  (Eds.).  Neuroscience (6th Ed.). Oxford: Oxford University Press, 2018.

13/10/2021
Resenha da semana anterior (10min).
Análise de texto (40min).
Referências: 

Apresentadora: Júlia Cataldo.
ULLMAN, M. T.; MIRANDA, R. A.; T., M. L. Sex differences in the neurocognition of language. Sex differences in the brain from genes to behavior, 2008. pp. 291-309.


20/10/2021
Apresentador: Victor Ramos.
ULLMAN, M. T. The declarative/procedural model: a neurobiological model of language learning, knowledge, and use. In: Neurobiology of language. Academic Press, 2016. pp. 953-968.


Explicando a memória (trecho) - "convidado" prof. Michael Ullmann - Apresentadora: Stefanie Martin.
Link: Michael Ullman

27/10/2021
Resenha da semana anterior (10min). Bernardo
Teste de memória com os alunos. (Aplicados pela Olívia).
Apresentação do paper sobre bilinguismo - grupo liderado pelo Victor Ramos. ​

​NOVEMBRO
Tema: Funções Executivas                                   Líder:  Stefanie
EQUIPE: Stefanie, Olívia,  Victor
VIABILIDADE PARA NOVOS MEMBROS: 
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 26 de janeiro, 2022


​3
  • Apresentação 

10
  • Resenha:  (10min.)
  • Apresentação 

17
  • Resenha: (10min.)

24
  • apresentação do paper da Renata
​